domingo, 25 de maio de 2008

Vacas e mais vacas...

Tem coisa pior do que pessoas invejosas? Por que tem gente que sempre acha que nossa vida é melhor que a delas e ficam disputando atenção, dando uma de colegial americana, tentando disputar popularidade? E aí vale tudo: bajular, elogiar, puxar o saco, tudo tão descaradamente que chega a enjoar. Pior: muitas vezes quem é bajulado percebe, outras vezes não. Aí caem numas de achar que a pessoa é amiguinha, super simpática, fofa e tals. Isso até a dita-cuja achar que você faz mais sucesso que ela (sabe-se lá por que) e resolve puxar seu tapete. Aí faz a sua caveira, tenta te pisar, te humilhar. Se não consegue, então, aí é pior, porque ela fica com muito mais raiva. Então sai de perto. Porque vaca braba ninguém pára, não.
Sim, eu caí numa dessas. A pessoa surge do nada e se passa por sua amiga. Você fica desconfiada, mas ela é tão ingênua, tadinha, que nunca vai conseguir fazer mal a alguém de propósito. Tanto que na primeira você perdoa. Na segunda, idem. Na terceira e na quarta você fica se perguntando o que foi que você fez para ela. Na quinta você acorda e vê que a vaca é realmente uma vaca! Aí faz o que tem de mais civilizado para se fazer: corta relações. Então ela se torna a vítima. "Puxa, quando vocês vão fazer as pazes?". Que pazes? Que guerras? Quem deu o primeiro tiro não fui eu e ela nem pensa em levantar bandeira branca. Sem contar que você faz as pazes com quem vale a pena. Com quem não vale, você simplesmente pára de falar. Simples assim. Você não faz guerra e nem paz, você não xinga e nem ataca. Simplesmente faz de conta que não existe. Aí a vaca fica mais puta ainda. E quando digo "vaca", é por falta de um vocábulo melhor para descrever este ser carente de atenção e auto-estima. Com todo o respeito às vacas, claro! Por favor, não pensem que é ofensivo, nem pra vaca e muito menos para as vacas de verdade. É que eu penso que este ser não merece ser designado como pessoa. Afinal, se você quer ser outra pessoa, sinal de que você não é pessoa nenhuma.
Enfim, parei para tentar me colocar no lugar da vaca em questão (a última que me apareceu porque esse tipo de figura infelizmente não é único, não foi a primeira e não será a última a aparecer por aí): por que ela age assim? Primeiro, claro, por causa da idade. Ela não saiu há muito tempo da adolescência, então ainda tem aquele espírito de querer ser "a mais mais" da turma. Segundo, por causa da criação. Os pais disseram que ela era a Branca de Neve, a mais bela do reino, e ela acreditou piamente. Assim, ela achou que só por ser bonita (o que ela não é nem de longe), ela teria a atenção de todos sempre: todos a elogiariam, todos a bajulariam, todos quereriam ser como ela. Terceiro: porque, inacreditavelmente, toda essa confiança dada pelos pais, se converteu em uma baixa auto-estima fantástica. Ela é tão insegura que necessita que todos falem a toda hora o quanto ela é querida. E para isso, claro, ela faz o mesmo, ainda que não seja verdade e que ela esteja dizendo tudo da boca pra fora. Sem maldade, claro, porque ainda acredito que ninguém consegue ser tão cínica nessa idade. O cinismo, assim como o bom-senso, você só aprende com a experiência. Na verdade eu acredito que ela nunca viveu intensamente algum sentimento. Ela nunca deve ter amado de verdade, senão não banalizaria tanto esse sentimento. Nem mesmo a amizade, pois ela se desfaz delas como quem troca de sapato. Tudo isso é só mais uma prova da imaturidade da vaca. Assim, ter raiva ou brigar com ela é o mesmo que ter raiva ou brigar com uma criança: não leva a nada e você só perde seu tempo.
Aliás, imaturidade parece ser um requisito indispensável na formação de vacas do gênero. As duas últimas que passaram pelo meu caminho coincidiam nisso. A primeira, que igualmente se fez de minha amiga até arrumar uma desculpa para jogar todos nossos amigos contra mim era assim. Não sei se ela foi cínica todo esse tempo ou se simplesmente tomou alguma droga forte e se transformou em Mr. Hyde... Prefiro acreditar na segunda hipótese e guardar as lembranças de horas fofocando no telefone. Acontece que essa vaca resolveu que queria ser eu. Tudo começou com detalhes na forma de se vestir. Coisas que no começo ela criticava, começou a imitar. Depois foram detalhes pequenos no modo de falar e agir. E tudo terminou com ela dando em cima do meu namorado. Até aí dei risada porque gente assim é digna de pena. Mas na época fiquei mal porque achei que eu tinha feito algo errado quando ela resolveu parar de falar comigo. Foi aí que meu namorado resolveu intervir e dizer que ela era uma criança por agir daquela maneira. Como ela continuou dando em cima dele depois disso, abstraí. Cortei relações e ele idem.o interessante é que ela arrumou um namorado imaginário que virou a piada da turma. A mesma que ela quis virar contra mim. No final, quem acabou sozinha foi ela. Sumiu do mapa, talvez com vergonha depois de ter se dado conta de tudo que fez. Espero que ao menos ela tenha se dado conta!
Enfim, vacas sempre existiram e sempre existirão. Ao contrário das vacas de verdade, elas não são nem um pouco graciosas e úteis. O jeito é rezar para que elas amadureçam e parem de mugir por aí...

Nenhum comentário: