sexta-feira, 30 de maio de 2008

Politiquinhas...

Se tem uma coisa que me irrita profundamente é a política brasileira. Todo mundo sabe que tem algo errado. Todo mundo sabe o que está errado. Todo mundo sabe quem faz errado. Mas ninguém faz nada. "Ah, político é tudo safado, mesmo!" Mas quem colocou o safado lá? Eu, você e boa parte da população. Afinal, estamos em um país livre, onde todos podemos escolher quem nos representará e quem (teoricamente) vai pôr ordem na casa. Aliás, não só temos a possibilidade de escolher, como também temos a obrigação de escolher. Afinal, todo mundo sabe o que acontece com quem não vota e não justifica sua ausência. Em suma: este país não é tão livre assim, afinal, você é obrigado a fazer uma coisa que ninguém perguntou se você quer ou não. Para você não reclamar muito, eles te dão a oportunidade de anular seu voto ou deixá-lo em branco para que outro escolha por você. Uau! Realmente, votar é um exercício de cidadania, mas por que todos somos obrigados a exercitar esse "direito"? E se nenhum dos candidatos me agradar? E se eu achar que nenhum tem um perfil ou uma plataforma que eu concorde? Não interessa, vote em qualquer um ou anule seu voto. "Vote em qualquer um", é por isso que tudo está como está. Porque tá todo mundo votando em qualquer um. "Ah, conheço aquele cara! Ele tinha um programa na televisão, vou votar nele! Qual a proposta dele? Sei lá, mas também não interessa, eles não fazem nada mesmo..." E pronto! Lá está mais um novo-político "fazendo nada" e ganhando muuuito com isso. Afinal, o salário deles é inimaginável para qualquer ser que pertença à classe média-baixa... Isso sem contar a verba de gabinete, verba para despesas pessoais, verba para viagens e assuntos extraordinários... Com todas essas verbas, pra quê receber salário? Pra guardar na poupança pra render bastante quando acabar o mandato. Investir é a chave. Todo mundo mamando nas tetas do governo e dando um pé na bunda dele quando acaba a graça.
É por isso que eu acho que tudo isso, deveria ser encarado como um trabalho voluntário, afinal, se você entra na política, você está visando ao bem-estar de sua comunidade, concorda? Sendo assim, já que você é tão desprendido, por que não fazê-lo de graça? Sim, quero ser um vereador voluntário. Vou exercer todas as obrigações de um vereador, sem receber nada, apenas pelo prazer de ajudar as pessoas. Essa é a idéia, tornar o local em que você vive melhor, tornar a sociedade melhor. Por que não dedicar um pouquinho do seu tempo a isso? E já que a grande maioria dos políticos não trabalha todos os dias e muito menos 8 horas por dia, eles podem muito bem ter um emprego, desse jeito eles até ficam mais perto das reclamações e sugestões das pessoas. E no fim do dia (ou de manhãzinha, ou aos sábados), eles vão ao seu gabinete fazer o que é preciso. As votações de projetos podem ser feitas aos sábados, ou mesmo em uma teleconferência. Como não haverá dinheiro envolvido, não haverá mais corrupção e nem desvios de verba, porque ninguém poderá receber nada. E se uma pessoa quiser ser voluntário, ela estará muito mais visada pela população, afinal, ela viverá lá, no meio de todos. Falta amadurecer essa idéia, mas seria um bom começo. Quando não há dinheiro envolvido, os problemas diminuem muito. Sem os salário astronômicos desse pessoal, sobraria dinheiro para a saúde, para a educação e nem seria necessário inventar zilhões de impostos sobre isso e aquilo para poder suprir a necessidade da população. O que aconteceria se presidente, deputados, senadores e vereadores recebessem apenas um salário mínimo? Quantos milhões não sobrariam nos cofres públicos?
Mas enfim, enquanto eles podem votar e decidir quanto eles vão ganhar, nós vamos nos contentando com o que eles acham justo (ou quanto eles acham que é possível) a gente receber. Eles decidem os salários deles e os nossos. Aumento só quando houver algum reajuste, que deverá ser de 30 ou 40 reais. Ou então você pede um aumento para seu chefe, já sabendo a resposta que vai ouvir. Ou muda de emprego. Mas aí para achar outro emprego... Melhor continuar onde está, é mais seguro.
E não se esqueça que esse ano tem eleições. Vote! Até porque você não tem escolha nenhuma. Às vezes fico pensando se aquele monte de propagandas incentivando o voto não seria uma espécie de sádica ironia, como se alguém risse da nossa cara falando exatamente o que escrevi acima: você não tem escolha!
Política deveria ser trabalho voluntário, assim como alguns tipos de assistência social. Três pessoas já concordaram comigo. Se você concorda, vamos tentar lutar por isso. Ou não, até porque lutar por um ideal dá muito trabalho e a gente já vai com a idéia de que não vai dar certo, como centenas de Hardys Har Har ("Oh, dia, oh, vida, oh, azar!"), lutando apenas para livrar a consciência do peso com um "pelo menos eu tentei". Melhor ficar nas idéias, nas discussões em grupo na hora do almoço ou na mesa do bar. Pensando em tudo que seria possível fazer e em como seria bom se...
Vamos sonhar, enquanto ainda não nos cobram impostos. E por favor, não votem em mim.

Nenhum comentário: