terça-feira, 2 de agosto de 2011

Reflexão

Mais de um ano se passou, as postagens cessaram, mas não os pensamentos. E talvez seja por isso que aqui retorno, para ver se eles se aquietam e me deixam voltar a dormir em paz. Excesso de ideias faz mal. Excesso de reflexão, então, pior ainda. E aquela velha questão: "E se...? E se...?" Chato é depender dos outros para ser feliz. Ninguém consegue ser feliz sozinho. E quando digo sozinho é porque realmente não dá para ser feliz quando alguém próximo a você está mal. Maldita compaixão que nos tira o sono por causa de problemas alheios...
E às 3 da madrugada, estou aqui, tentando ordenar pensamentos, sem saber ao certo o que sinto, o que penso, e o porquê de tudo isso. Tentando entender por que as pessoas dificultam as coisas mais simples. Tentando entender como as coisas nascem e como elas morrem... Mas principalmente, tentando entender por que as pessoas não fazem questão de entender... Por que as pessoas ignoram as coisas, tal como sofistas, achando que ao fechar os olhos, tudo desaparecerá? Eu prefiro encarar a realidade, entendê-la, buscar os motivos, as razões, as consequências. Mas alguns não. Preferem fechar os olhos. Fazer de conta que nada mudou. Acreditar que pessoas não mudam, que lugares não mudam, que nada muda se ela assim acreditar bem forte. Tal como as crianças. "Se eu desejar com muita força, acontece." Não, não é bem assim. Nós desejamos que as pessoas aprendam com seus erros e muitas não aprendem. Ao contrário, continuam persistindo no erro sem tirar nenhuma lição disso.
Ver pessoas sofrendo por tão pouco tira meu sono... Ainda mais porque sei que só sofrem por não entenderem a situação. Sofrem gratuitamente. Sofrem por não querer ver o óbvio. Pessoas que se enganam diariamente, acreditando na própria mentira que criaram.
Às vezes penso que minha vida está passando rapidamente. Que não estou aproveitando devidamente. Que um dia, lá na frente, hei de me arrepender por todos os dias "vividos por viver". Mas o que fazer? Não sei. E isso também me tira o sono. Fato é que eu me acostumei com a rotina corrida: acorda, corre, sai, trabalha, volta, trabalha, come, dorme, acorda de novo, corre, corre, corre... E correndo e correndo, a sensação é a de não chegar em lugar nenhum. E isso é deprimente. Quando a balança desequilibra é deprimente. Profissional ok, familiar ok, pessoal? Hm... Não está ok. O que fazer? Como mudar? Como melhorar?
Buscamos a perfeição? Talvez. Alguns se contentam com o "tá bom assim". Outros nem se preocupam. Só querem estar bem no momento, olhando p/ próprio umbigo. Talvez as pessoas egoístas sejam mais felizes que as altruístas. Pelo menos a preocupação das primeiras são bem reduzidas quando comparadas à das segundas... Talvez o segredo seja não se importar. Mas como não se importar amando? Como deixar as coisas como estão se sabemos que estão erradas?
E as interrogações só aumentam, enquanto o sono tenta vencer a reflexão... E vence. Sempre vence...

Nenhum comentário: