quarta-feira, 7 de abril de 2010

Censura pessoal

Curioso como algumas coisas acontecem e as pessoas sequer questionam. Algumas pessoas parecem temer outras. Falam e discorrem sobre tudo, mas alguns assuntos são proibidos, têm medo de desagradar alguém. E fica aquele silêncio que diz muita coisa. Aquele silêncio permissivo, que diz que todos sabem, mas o melhor é não comentar. E qualquer frase de duplo sentido já deixa o clima tenso: "Será que ela vai falar? Será que vai responder? Será que é agora que tudo vai explodir?". É por essas e outras que eu prefiro manter a distância. A falsidade me irrita, mas o clima de censura me irrita mais ainda. É patético vermos pessoas suportando situações que sabemos que jamais seriam aceitas por elas em outras circunstâncias. Entretanto, por causa daquela outra pessoa... tudo muda!
Sei que algumas coisas não devem ser ditas para não magoar o outro. Mas muitas coisas deixam de ser ditas apenas para que a pessoa não se indisponha com você, é como um medo de ser julgado, de ser colocado em determinada lista negra, não sei bem.
Vejo pessoas passando por situações hoje que há uns anos atrás diziam jamais permitir tal coisa. E fica aquele olhar passivo, aquele olhar que sabe o que os outros pensam, mas que ninguém fala. É deprimente. O melhor mesmo é sair de perto para não presenciar tal cena...